Guia Do Novato


Introdução

        Em primeiro lugar, este site refere-se a um rpg dentro do jogo Habbo Hotel, baseando-se em Hogwarts (Escola de Magia e Bruxaria). Todo o conteúdo deste site está relacionado a saga dos livros de Harry Potter da autora J.K. Rowling, querendo visar e priorizar a participação dos jogadores que procuram encontrar, aqui, a magia tão esperada que começa no dia 1° de setembro (início do ano letivo bruxo). Vocês estão prontos? Sim? Sugiro que dirijam-se imediatamente para a plataforma 9 3/4 ou receberão detenção no primeiro dia de aula! A Maria Fumaça já está partindo! Próxima parada: Hogwarts!
Picture

Sumário

I. Recomendações
II. O que é um RPG?
III. Interpretando um jovem bruxo
IV. Senso
V. Gramática
VI. On e Off
VII. Ações
VIII. Escolhendo a sua casa
IX. Regras Especiais

Recomendações

        Caso esse seja o seu primeiro rpg, recomendo que leia esta seção por inteiro. Aqui estarão dispostas todas as regras a respeito do rpg de Hogwarts e como você deve agir dentro dele. Fique atento! É necessário dedicação para ter sucesso e se divertir aqui.
        Se, por outro lado, você já tiver participado de algum outro rpg que não Hogwarts ou mesmo uma Hogwarts de outra pessoa, ainda recomendo que leia essa parte do site. As regras tendem a variar bastante de um rpg para o outro e não queremos ter nenhum tipo de problema em On.

O que é um RPG?

        A sigla RPG, em inglês, significa "Role-Playing Game." Consiste em um jogo de interpretação de personagens, onde você assume a forma de uma pessoa imaginária, que é dotada de características tanto físicas quanto mentais previamente definidas por você, e passa a interagir com outros personagens dentro de um determinado espaço. Fica inteiramente a cargo de sua imaginação definir como esse personagem será, contanto que esteja dentro das regras previamente definidas aqui dentro.
        No caso do RPG de Hogwarts em particular, você assume a forma de um bruxo estudante que precisa ir para uma Escola de Magia para estudar e aprender sobre o mundo mágico e controlar os seus poderes. Isso significa que você ainda é inexperiente e precisa dedicar-se se quiser ser um grande bruxo um dia.

Interpretando um jovem bruxo

        Você não é o Harry Potter. Você não é um bruxo gênio super-dotado que derrotou Comensais da Morte com seis anos de idade e nem é dotado de algum poder cósmico superior aos outros bruxos estudantes. Você é apenas uma criança normal, que recebeu uma carta para Hogwarts e agora vai estudar magia.
        No rpg, é estritamente proibido elevar a sua condição humana e praticar atos desproporcionais à suas capacidades físicas e mentais. Caso algo do tipo ocorra, caso você "apele" na sua interpretação, os outros jogadores estarão aptos a te ignorar e você ainda correrá o risco de ser expulso do rpg. Aprenda a ter humildade.
        Mas isso não significa que você precisa ser tapado e burro. Você pode perfeitamente interpretar um aluno dedicado, que erra como qualquer um, mas que continua tentando e estudando para melhorar. Isso fica à sua escolha. Crie uma história para o seu personagem! Ele é um nascido trouxa, um mestiço ou um sangue-puro? Ele gosta de Herbologia, Feitiços ou Defesa Contra as Artes das Trevas? Use a sua imaginação.
        Ah, e vale lembrar que interpretar um aluno com dificuldades não o torna um rpgista pior. Muito pelo contrário: a Organização tende a admirar e privilegiar aqueles que destacam-se pelo seu senso e discernimento da realidade. Não tenha medo de mostrar as suas fraquezas! Você é humano como todos os outros.

Senso

        O senso, como dito acima, é a capacidade do jogador de aceitar as suas condições humanas e interpretá-las da maneira mais próxima da realidade possível. Para ter senso, é necessário que você aja de acordo com as suas habilidades e não "apele". Uma criança de onze anos não sai por aí dando socos em alunos no primeiro dia de aula e nem desrespeitando professores descaradamente. Você pode ter a opinião que quiser e a personalidade que quiser, mas não deve nunca se exaltar. Pare e pense: "Eu faria isso na vida real? Alguma vez eu já vi alguém em condições semelhantes às minhas fazer tal coisa?"
        Jogadores sem-senso e ditos "apelões" são mal-vistos por outros jogadores e pela Organização. A tendência natural é que sejam ignorados e acabem sozinhos e sem amigos no rpg. Não queira isso.

Gramática

        Uma boa maneira de destacar-se no rpg é escrevendo corretamente. Pesquise palavras que você tem dúvida de escrita antes de usá-las no rpg. Aprenda o momento certo de utilizar vírgulas ou pontos de exclamação. Uma ótima maneira de aprimorar o seu conhecimento sobre a nossa língua seria lendo. Leia jornais on-line, livros. Aprenda com as falas alheias. E nada de abreviações de internet, como "vc", ou "kd". Dedique-se!

On e Off

       Como trata-se de um rpg, onde mergulhamos em um mundo imaginário de fantasias e aventuras fora da realidade, é aceitável que seja criada uma barreira entre o que é real e o que não é. Pensando nisso, e querendo maximizar os níveis de interpretação e envolvimento com o mundo de Harry Potter, o On e o Off passaram a ser adotados dentro de alguns rpg's no Habbo, inclusive o nosso.
        On, que significa "ligado", simboliza o momento em que você está com o seu personagem vivendo um estudante em Hogwarts. É nesse momento em que você deve interpretar ao máximo, falar de coisas como tarefas atrasadas de Transfiguração ou em como foi divertida a última aula de Feitiços. Para falar em On, basta digitar normalmente na sua caixa de diálogo no Habbo. Exemplo:
        "Gárgulas galopantes! Você já teve a aula de Herbologia sobre mandrágoras? Elas são insuportáveis!"
        (Lembrando que não deve-se usar aspas na fala quando estiver em jogo)
     O Off, que significa "desligado", é utilizado quando você deseja fazer algum comentário da "vida real." Representa a sua fala fora do jogo, a fala da pessoa viva que você é, na frente do computador. Geralmente é utilizado para retirar dúvidas a respeito de alguma ação que não foi entendida. Mas CUIDADO! A Organização abomina o uso excessivo do Off e pede que ele seja evitado. Discussões tolas em Off são comuns em qualquer RPG e devem ser contidas ao máximo. Se você insiste em debater alguma ação alheia com alguém, faça isso no Sussurrar. Ninguém é obrigado a ter a interpretação comprometida por um número demasiado de falas em Off no RPG. Abaixo, exemplos de falas em Off:
        [Cara, você vai no jogo do Corinthians amanhã?]
        ou
        [Foi mal, eu não entendi a sua ação. Eu fui desarmado ou impactado para trás?]
      (O uso dos colchetes determina uma fala em Off. Qualquer coisa dita fora de colchetes é considerada em On e deve ser interpretada.)

Ações

        Ações são os meios pelos quais você expressa os seus movimentos dentro do rpg. Como ainda não desenvolveram bonecos Habbos capazes de fazer algo mais interessante do que caminhar e dançar, as ações são feitas de uma maneira diferente, e exigem imaginação por parte dos jogadores. Portanto, quando for do seu interesse fazer alguma ação, basta digitá-la entre asteriscos. Exemplos:
        *Molha a pena no tinteiro, aproximando sua ponta fina do pergaminho e escrevendo com a letra tombada*

       Ações belas e Ações boas

        Para facilitar e tornar os duelos mais rápidos e realistas, foi criado o conceito de ação bela e ação boa. A ação bela é aquela bem descrita, detalhada, cheia de palavras difíceis e bonitas. Deve ser utilizada para descrever ações do dia-a-dia, como a execução de alguma tarefa de casa, o preparo de alguma poção ou um jantar. Já a ação boa exige praticidade e agilidade. É utilizada para descrever feitiços de ataque em duelos ou ações menos detalhadas. A realização de feitiços transfiguratórios por alunos não pode se dar dessa maneira em hipótese alguma.
        Confira, abaixo, alguns exemplos de ações belas e ações boas:
        *Um garoto loiro de olhos encantadoramente verdes adentrava o local. Era alto e bonito, com lábios carnudos e um nariz fino e pontudo. Mantinha dois livros em baixo do braço esquerdo e a varinha erguida na mão direita, bem próxima do tórax* (Bela e exagerada)
        Estupefaça! *Ergo a minha varinha na altura do tórax, apontando-a diretamente para o peito de Fulano e disparando um lampejo vermelho contra ele, estuporando-o e impactando-o* (Bela)
        Kadabrus! *Lampejo dourado, barriga de Cicrano, impactar* (Boa)
        (Vale lembrar que a fórmula para ações boas em duelos é: Feitiço! *Cor do lampejo, local do alvo, efeito*)

        Ações curtas demais

        Por mais que estejamos buscando praticidade em determinadas momentos, alguns rpgistas preguiçosos utilizam-se de ações extremamente curtas por puro desleixo, que não chegam a ter duas palavras. Portanto, fica determinado que ações com menos de três palavras podem ser ignoradas. Nada de "*Abaixo*", ou "*Pego*", ou "*Dorme*". Seja um pouco mais criativo na hora de elaborar suas ações!

(Para uma explicação mais detalhada sobre as Ações, vá até a seção "Regras de Duelos")

Escolhendo a sua casa

        Agora que você já tem uma noção básica do que é um rpg e de como agir dentro dele, está na hora de escolher a sua casa em Hogwarts. Vale lembrar que a escolha é permanente e influenciará a sua interpretação. Para saber mais sobre cada casa, consulte a seção "Casas de Hogwarts" no site.
        Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa ou Corvinal? Escolha com sabedoria.

Regras Especiais

        Meus parabéns! Você aprendeu todas as regras primordiais e já está quase preparado para começar a jogar o rpg!
        Todavia, é de suma importância que você leia a seção "Regras Especiais" do site. Lá estarão listadas algumas regras de relevância máxima no jogo. Não deixe de passar por lá antes de começar. Boa sorte!